Apoio as micro e pequenas empresas deve incentivar investimento privado

Apoio as micro e pequenas empresas deve incentivar investimento privado

A criação e o apoio as micro, pequenas e medias empresas devem incentivar o investimento privado para a diversificação da economia nacional, afirmou hoje, em Luanda, o ministro da Economia Abrahão Gourgel.

Segundo o ministro, que falava no primeiro seminário sobre a promoção de investimento privado em Angola, o Executivo tem como proposta implementar uma gestão macroeconómica favorável ao investimento privado.

Abrahão Gourgel salientou o objectivo é estimular a produção nacional para a redução das importações e a dependência do sector petrolífero.

Para o efeito, disse existir programas para a assegurar uma politica fiscal favorável ao investimento privado em Angola e uma política monetária igualmente alinhada e uma politica comercial de concorrência para o investimento privado igualmente alinhada com os objectivos do Governo.

O ministro enfatizou que a diversificação da estrutura económica nacional, com a verticalização das cadeias produtivas, pode de forma significativa reduzir o nível de pobreza e aumentar o nível de bem-estar das famílias, dado que o mercado doméstico vai se tornar mais robusto com o crescimento da procura efectiva dirigida aos bens e serviços de produção nacional.

“A produção nacional tem que crescer de forma significativa para poder reduzir as importações, neste sentido, é necessário estimular não apenas a redução das importações, isso sobre os critérios dos sectores de produção nacional”, disse o ministro.

Segundo o governante, a ampliação dos mercados de produtos nacionais constitui uma das formas de criação de empregos e uma melhor solução para necessidades básicas da população, pressupostos para diversificação da economia.

“ Há uma necessidade urgente de ampliar o mercado nacional, porque só assim podemos deixar de depender de forma significativa das importações e dar mais atenção ao que se produz dentro do território nacional”, ressaltou.

O ministro fez saber que as indústrias alimentares e têxteis e de minerais são dos maiores sectores que mais estimulam a diversificação da economia bem como fortes geradores de empregos a nível nacional.

Com o tema “ investimento em Angola : Oportunidades, desafios e estratégias para a melhoria do ambiente de negócios, o seminário foi promovido pelo Ministério do Comércio e a Agência de produção de investimento e Exportações de Angola (APIEX).

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions