Celebração do dia da Paz e reconciliação Nacional pelos residentes angolanos nos EUA

Celebração do dia da Paz e reconciliação Nacional pelos residentes angolanos nos EUA

Os angolanos residentes na zona Sul dos Estados Unidos da América celebraram este fim- de- semana o dia da Paz e reconciliação Nacional que a 4 de Abril de cada ano se assinala desde 2002, em Angola.

Assim sendo, a propósito da efeméride, uma sessão política e cultural foi organizada em Houston, Texas, pelo Consulado Geral de Angola, reunindo assim mais de 500 cidadãos nacionais e amigos de Angola que afluíram ao local onde ocorreu o acto.

O Vice-consul Lucombo Joaquim Luveia ao tomar a palavra, em representação da Cônsul Geral, afirmou na ocasião que o 4 de Abril apesar de ter representado a data formal da assinatura dos acordos de Paz de Luena marcando o fim das hostilidades militares, ela tornou-se imprescindível e incontornável para os pesquisadores que queiram escrever sobre Angola.

A efeméride, adiantou aquele diplomata, significou ainda a renovação da esperança de um dia se alcançar tudo que os angolanos sonharam, um país melhor, bom para se viver e prospero para todos os seus filhos.

O 4 de Abril significou ainda o início de um período de reabilitação e construção das infra-estruturas económicas e sociais, a melhoria das condições sociais da população através de fortes investimentos na construção de escolas, hospitais, moradias/centralidades, e relaҫamento do sector produtivo bem como o equilíbrio dos indicadores macro económico.

Falou ainda do importante papel da diáspora angolana e as acções a serem desenvolvidas no sentido de se incentivar no seio da comunidade angolana o espírito da tolerância, o respeito mútuo, o amor a pátria e o respeito dos seus símbolos.

Por seu turno, Faustino Salvador, em representação da comunidade angolana em Houston, ao tomar igualmente a palavra, fez um historial dos momentos que conduziram ao alcance da paz em Angola bem como do programa do governo angolano 2012-2017 que, segundo adiantou, envolve grandes desafios consubstanciados na construção de infra estruturas técnicas, na elevação do índice de desenvolvimento humano e na criação de oportunidades com maior enfoque para o sector social.

Seguiu-se posteriormente um espectáculo músico cultural com músicos angolanos radicados na diáspora norte americana com destaque para o cantor Ricardo Lemvo que abrilhantou o espectáculo com vários números do seu repertorio.

O teatro retratando o aspecto tradicional de Angola bem como a declamação de poesias fizeram igualmente parte dos festejos do dia da paz na cidade de Houston.

Ainda no âmbito das celebrações do décimo primeiro aniversário da paz em Angola foi realizado um torneio de futebol pela Comissão Organizadora da Casa de Angola em Houston que foi a parceira do Consulado Geral de Angola na organização do evento.

Para o dia 7 este previsto a realização de uma missa da paz conduzida pelo padre Apolónio Graciano que vira de Luanda para o efeito.

Consulado Geral de Angola em Houston, aos 31 de Março de 2013

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions