Georges Chikoti participa na Conferência Angola Day

Georges Chikoti participa na Conferência Angola Day

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, participou nesta quarta-feira, em Washington (EUA), na terceira edição da Conferência "Angola Day", que marcou o encerramento das actividades alusivas aos 40 anos da Independência Nacional.

O evento foi organizado pela Embaixada de Angola nos EUA, em parceria com o Programa para África do Woodrow Wilson Center e a Câmara de Comércio EUA-Angola, em Washington, D.C.

Subordinado ao tema "Angola 40 Anos – Progresso, Desafios, e o Futuro", teve como oradores principais Agostinho Tavares, embaixador de Angola nos EUA, e Helen La Lime, embaixadora dos EUA em Angola.

Na sua intervenção, o ministro das Relações Exteriores enfatizou a oportunidade de reflexão sobre o percurso histórico, as conquistas e expectativas da Nação angolana.

"Hoje, 40 anos depois, somos uma Nação respeitada, com referência na resolução de conflitos, promoção de uma cultura de paz, tolerência e desenvolvimento, particularmente em África. Muitos têm sido os progressos registados", declarou.

Frisou que os angolanos, animados de uma vontade e visão comuns, estão empenhados na consecução de objectivos estratégicos, tais como a consolidação da unidade e reconciliação nacional, promoção do crescimento económico e desenvolvimento social, o reforço da democracia, dos direitos humanos e do Estado de Direito.

Realçou ainda a afirmação de Angola na arena internacional, nomeadamente em matéria de paz, segurança, estabilidade e desenvolimento.

Desde Julho de 2010, Angola e os Estados Unidos da América estabelecem um memorando de entendimento sobre o Diálogo da Parceria Estratégica, para promover a cooperação política, económica, técnica e cultural mais consentâneo com a estratégia nacional do país, a evolução das relações bilaterais e o momento que o mundo hoje atravessa.

A Conferência foi constituída por três painéis, cujos temas estiveram relacionados com o decurso dos 40 Anos de Independência Nacional, economia e perspectivas de negócios e conquistas e desafios no sector privado.

Seguiu-se um debate, mediante o qual se avaliou o progresso de Angola desde a Independência Nacional.

O debate serviu para discutir o que se apresenta de momento e traçar o caminho a seguir em várias áreas, incluindo aspectos políticos, sociais e económicos.

Assistiram ao encontro Rui Mangueira, ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Ismael Martins, embaixador de Angola na Missão Permanente na ONU, diplomatas de ambos os países, representantes da sociedade civil, ONG, e Think Thank americanos, representantes de companhias americanas, académicos e membros da comunidade residente.

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions