Governante anuncia que país terá o maior sistema censitário do continente

Governante anuncia que país terá o maior sistema censitário do continente

O Executivo angolano está a trabalhar para, nos próximos cinco anos ter o mais robusto sistema censitário do continente, anunciou nesta sexta-feira, em Luanda, o ministro do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Job Graça.

O governante falava na V Sessão Plenária Ordinária do Conselho Nacional de Estatística (CNEST), de que é também o presidente, tendo sublinhado que o país tem uma base de dados bastante rica e vasta, inferindo na própria qualidade do Censo.

“Dentro de cinco anos teremos um dos mais robustos sistemas de estatística nacional de África, por várias razões. O executivo, liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aprovou, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatístico 2015-2025, por reconhecer as estatísticas oficiais abrangentes, regulares e de qualidade, a importância e estratégia que têm no processo de programação das suas políticas públicas”, disse.

Job Graça acrescentou que Angola tem uma infra-estrutura que está em franco desenvolvimento e que estão em construção serviços provinciais de estatística do INE, esperando ter uma cobertura nacional.

Frisou que depois de o INE ter publicado o relatório contendo os dados definitivos do Censo 2014 é importante defender o trabalho desenvolvido pela instituição para continuar motivado no reforço do sistema estatístico nacional.

O ministro salientou que críticos que não são especialistas, nem em estatística, nem em processo censitário, em particular, fazem intervenções públicas depreciativas da qualidade do Censo.

“Com o nível de conhecimento que temos, não podemos aceitar isso, por várias razões, como termos publicado os dados definitivos, passados 21 meses da data da realização. Isso coloca-nos no interior de intervalo de tempo observado em África para a publicação de dados definitivos. Esse intervalo vai de 19 a 41 meses”, garante.

Lembrou que o recenseamento da população foi antecedido por um Censo piloto, a recolha de dados “foi feita com base no maior questionário, mais completo, teve uma taxa de omissão de 5, 6 porcento e contou com a assistência técnica de peritos de renome, dentre os quais o autor das recomendações das Nações Unidas sobre processo censitário”.

O Conselho Nacional de Estatística (CNEST), é o Órgão que Coordena as actividade do Sistema Estatístico Nacional, presidido pelo ministro do Planeamento e Desenvolvimento Territorial e tem como vice o director do Instituto Nacional de Estatística (INE).

0 Comentários

Deixe um Comentário

  • Was this helpful?

  • No Very
  • Enter Word Verification in box below •

    Captcha Image

Sobre Nós

A representação do Consulado Geral de Angola abrange nove Estados arnericanos, desde do Sudeste ao Sudoeste dos Estados Unidos, nomeadamente os Estados da Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Florida, Georgia, Louisiana, Mississippi, Novo Mexico, Oklahoma, Tennessee e Texas.

Phone: 1-713 212 3840

Nossa Equipe

Copyright © 2015 | Elite Management Solutions